terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Plano de Atuação

a) Identificação da instituição e da turma;
I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

A instituição que escolhi recebe o nome de Escola de Educação Infantil Cata-Vento. Nela estudam crianças de 0 a 5 anos, onde pude realizar o estágio de 34 horas na pré-escola, sendo 5 horas de atuação. A instituição de ensino trabalha com o material do Sistema Anglo de Ensino que, “seguindo o Referencial Curricular do MEC, aborda o conteúdo adequado a cada nível sob uma visão multidisciplinar, integrando as áreas de Leitura e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes Visuais, Música e Culinária.” (Projeto Pedagógico). Os professores recebem o Manual do Professor, que apresenta a fundamentação teórica do material, sugestões para o planejamento e a condução de todas as aulas, indicações de atividades extras, materiais e recursos didáticos. Além disso, participam de treinamentos presenciais, conduzidos pelos próprios autores do material. Segundo o Projeto Pedagógico da instituição, a escola Cata-Vento é uma escola modelo na Educação Infantil de Indaiatuba, sendo da concepção de Piaget, a criança desenvolve-se de acordo com sua faixa etária e seu objetivo é o de formar crianças capacitadas em habilidades gerais, de acordo com as capacitações da faixa etária a qual pertence. A escola situa-se no centro da cidade, atendendo portanto a classe média e classe alta de Indaiatuba.

II. TURMA:

Mini-maternal (2 anos completados até Julho).
A turma tem uma professora e uma professora auxiliar. É composta por 15 crianças, sendo oito meninos (Leonardo, Gustavo Serpa, Gustavo Rebelo, Mauricio, Luis Fernando, Pedro e João) e sete meninas (Laura, Isabella, Giovanna, Anna Luiza, Gabriela, Sophia, Victória e Yully).
A turma é bem agitada, os meninos são difíceis e não entendem muito o que é proposto pelo caderno/apostila. Por conta disso, as atividades são sempre rápidas, não tendo muito tempo de explorar mais o conteúdo, já que as crianças perdem com muita facilidade a concentração, se dispersando fácil.
Acredito que essa turma não é tão madura quanto exige o material didático, por isso ocorre a dificuldade no trabalho com os pequenos.

b) Justificativa;
De acordo com o semanário da professora e as atividades por ela proposta a partir da apostila utilizada, montei meu plano de atuação. Segundo texto da Martins, é importante que as experiências das crianças contemplem a percepção do espaço, da forma, do tamanho, das propriedades como cor, textura, volume, etc. e também a observação.
A partir do caderno, a turma está trabalhando a história da Cachinhos Dourados. Os itens trabalhados são de acordo com a história: cores primárias (azul, vermelho e amarelo); noção de tamanho (grande, médio e pequeno); sabores (doce, salgado e azedo). Tudo relacionado aos ursos da história e a Cachinhos Dourados e na minha percepção, de acordo com o que seria importante trabalhar com crianças na faixa etária de dois anos. Trabalhei muito

c) Objetivos;
O objetivo das atividades a serem realizadas por mim, é de que as crianças conheçam mais a fundo as cores primárias (azul, vermelho e amarelo); tenham noção de tamanho dos objetos e os nome a eles designados (grande, médio e pequeno) e identifiquem os sabores dos alimentos (doce, salgado e azedo).

d) Conhecimento a ser trabalhado;
Cores primárias – Azul, vermelho e amarelo.
Tamanhos – Grande, médio e pequeno.
Sabores – Doce, salgado e azedo.
Ursos marrons, e a floresta.

e) Descrição da atividade a ser desenvolvida;

1ª atividade – 20/10 (quarta-feira) não realizada por motivo de doença.
Tempo de duração: 30 a 40 minutos.
Colar os potes nos respectivos lugares/cores.
Caderno página 7. Anexo 3.
Sentar em roda com as crianças e recontar a história da Cachinhos Dourados dando ênfase na parte em que aparecem os objetos e seus tamanhos. Relacionar o tamanho do objeto ao seu dono, como por exemplo o pote grande do papai urso. Deixar que as crianças explores os objetos, suas cores (azul, vermelho e amarelo) e seus tamanhos (grande, médio e pequeno).
Analisar junto a elas os objetos, pedindo que identifiquem cada cor, tamanho e seu dono (papai urso, mamãe ursa e filho urso). Estimular também a comparação visual, qual pote cabe mais alimento, no caso da história, qual pote cabe mais mingau etc.
Apresentar para as crianças três garrafas pets. Encher as garrafas com água na mesma quantidade e adicionar anilina nas cores trabalhadas (azul, vermelho e amarelo). Explorar com as crianças as cores e a quantidade de água “colorida” contida em cada garrafa.
Após a exploração, despejar cada água da garrafa em um pote. A partir disso, conversar com as crianças sobre a quantidade de água que existia em cada garrafa, onde essa água foi despejada, a quantidade de água que existe agora em cada pote, a quantidade de água que sobrou em cada garrafa, qual garrafa sobrou mais água, qual sobrou menos, qual pote coube mais água, qual pote coube menos etc. Fazer também em cada garrafa uma marca com a quantidade de água que sobrou, para que as crianças tenham uma visão mais concreta de quantidade.
Brincar com as crianças com matérias contínuos (materiais não contáveis, por exemplo areia) e matérias descontínuos (Materiais contáveis, por exemplo botões). Pedir que reordenem os matérias, que os conte-os e compare-os entre si.
Por último trabalharei a folha 7 do caderno, juntamente com o anexo 3 com as crianças sentadas em volta das mesas. A partir do anexo, identificar os tamanhos dos potes, as cores, a quem pertence cada pote e qual cabe mais alimento. Feito isso, entregar a folha 7 e pedir que observem as cores que ali estão e seus respectivos personagens. Após isso pedir que colem cada pote (anexo 3) em seu respectivo dono e cor(folha 7). Orientar a colagem, deixar pote com cola e pincéis nas mesas e demonstrar como a colagem deve ser feitar. Colocar os trabalhos para secar.
Como forma de avaliação dessa atividade, sentarei com as crianças em roda e conversaremos sobre a atividade realizada. Quais cores conheceram, os tamanhos, a quantidade de “coisas” que cabe em cada objeto (pote) etc. Fazer anotações de tudo que as crianças falarem para no final montar um texto coletivo.

2ª atividade – 22/10/2010 (sexta-feira)
Tempo de duração: 1 hora.
Os Sabores
Caderno página 8

Conversar com as crianças sobre os sabores (doce, salgado e azedo). Perguntar o que eles comem no café-da-manhã, relacionar com a história da Cachinhos Dourados.
Explicar para as crianças que elas vão experimentar alguns alimentos com gostos diferentes. Dois alimentos doces (Danone de mel e Açúcar), dois alimentos salgados (sal e bolacha de sal) e dois alimentos azedos (limão e abacaxi).
Sentar as crianças em fileira e colocar os alimentos na frente com o nome do gosto. Oferecer o alimento para a criança, questionar se é gostoso, se é ruim, que gosto tem etc. Estimular a criança a falar o nome do gosto e do alimento.
Sentar as crianças em roda e espalhar no meio recortes de revistas com alimentos para se comer no café-da-manhã, cada criança escolhe os alimentos que mais gostam e que comem no café-da-manhã.
Entregar a folha 8 do caderno e perguntar o que a Cachinhos Dourados está comendo, se ela está com uma cara boa ou ruim e será que ela está gostando do alimento que experimentou.
Por último cada criança colará nessa folha os alimentos que escolheram dos recortes. Orientar a colagem.

3ª atividade – 25/10 (segunda-feira).
Tempo de duração: 1 hora.
As três cadeiras.
Caderno página 9. Anexo 4.

Levar para a sala três, uma grande, outra media e outra pequena.
Relembrar com as crianças a história da Cachinhos Dourados, dando ênfase a parte que a personagem senta na cadeira dos três ursos. Perguntar em quais cadeiras ela sentou e o que disse para cada uma.
Pedir para que as crianças sentem nas três cadeiras, questionar o que acharam da cadeira, qual o seu tamanho, a quem pertence cada cadeira etc.
Mostrar as cadeiras do anexo 4 e pedir para as crianças que elas relacionem com as cadeiras que sentaram. Qual cadeira é de cada personagem, o tamanho etc.
Distribuir a página do caderno e pedir que mostrem qual é cadeira é do papai urso, qual a da mamãe urso e qual é a do filhinho. Orientar a colagem das cadeiras nos seus respectivos personagens.

5ª atividade – 25/10 (segunda-feira).
Sacola da sucata.
Tempo de duração: 30 minutos.

Relacionar os tamanhos (grande, médio, pequeno) e separar as sucatas (vidro, papel, plástico e metal).

6ª atividade – 27/10 (quarta-feira).
Tempo de duração: 40 minutos.
Os urso marrons.
Apostila página 11. Anexo 5.

Sentar as crianças em roda e relembrar as historia das Cachinhos Dourados. Relembrar o papai uso a mamãe urso e o filinho.
Conversar sobre os ursos, o tamanho, o que come, onde mora. Focar a floresta, a quantidade de árvores, o chão cheio de folhas. Brincar com as crianças de imitar os ursos.
Mostrar as figuras do anexo 5 e conversar sobre os ursos, o que estão fazendo e etc.
Distribuir a Folha do caderno e explicar que vamos pintar o lugar onde os ursos moram, as arvores, o chão, para depois colar os ursos.
Para esta atividade escolhi a pintura a dedo, pois desenvolve a flexibilidade dos movimentos amplos.Distribuir os potes de tintas nas cores marrom, verde escuro e verde claro.Orientar a atividade para que as crianças pintem toda a folha.

7ª atividade – 27/10 (quarta-feira).
Biblioteca (evolução do desenho).
Tempo de duração: 30 minutos.

Contar a história da lebre e da tartaruga e pedir que as crianças desenhem os personagens principais, utilizando as cores primárias.

8ª atividade – 29/10 (sexta-feira).
Tempo de duração: 1 hora.
A caverna dos ursos.
Caderno página 12.

Relembrar com as crianças a atividade anterior, a casa do urso, onde ele mora, a floresta etc.
Sair com as crianças pela escola para a exploração do ambiente incentivando a pegar folhas e galhos de árvores.
Distribuir a folha do caderno e explicar que vamos fazer a floresta e colar areia na caverna do urso. Pedir que desenhe com giz de cera na folha, as árvores da floresta.
Descer com as crianças para o parque, ajudá-las a pegar areia e orientar a colagem da mesma na caverna. Feito isso ajudá-las a colar também as folhas e o galhos no chão na floresta.

10ª atividade – 27/10 (quarta-feira).
Caixa surpresa.
Tempo de duração: 30 minutos.

Pedir para que uma criança traga de casa um objeto relacionado a aula (formas geométricas).

f) Recursos materiais a serem utilizados;
• Potes de diferentes tamanhos (grande, meio e pequeno) e de diferentes cores (azul, vermelho e amarelo).
• 3 garrafas pets.
• Água
• Anilina (azul, vermelho e amarelo).
• Areia e botões.
• Anexo 3 do caderno.
• Folha 7 do caderno.
• Cola.
• Pincéis.
• Três cadeiras de diferentes tamanhos.
• Folhas e galhos de árvores.
• Giz de cera.
• Areia.
• Danone de mel, açúcar, sal, bolacha de sal, abacaxi e limão.
• Garfinhos.
• Recortes de revistas de alimentos.
• Guaches de diversas cores.




g) Cronograma de realização das atividades acompanhadas do número de horas a elas alocadas.



h) Estratégia de avaliação da atividade desenvolvida.
Montagem de um texto coletivo com frases usadas pelas crianças ao falarem das atividades desenvolvidas.

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