terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Projeto de Atuação

Projeto de Atuação

Definição do Tema
A disciplina de Didática do Ensino Fundamental B propõe a realização desse estágio no 3º, 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental, estudar a interdisciplinaridade das disciplinas que compõe o currículo para esses anos, a elaboração de projeto de trabalho e a elaboração de recursos didáticos. Através de todos esses pontos, é possível que o estudante de Pedagogia amplie sua visão quanto às práticas didático-pedagógicas mais coesos com a realidade educacional através da observação a ser realizada no estágio proposto, mas principalmente através da montagem e prática do projeto de atuação, proposto aqui.
É importante que o estudante do curso de pedagogia tenha entendido a proposta do governo de aumentar o ensino fundamental de oito para nove anos, para que possa realizar o estágio no ensino fundamental, visto que, segundo a lei 11.274 de 6 de fevereiro de 2006, a criança têm até o 3º ano do Ensino Fundamental para ser alfabetizado. Segundo Garrido e Lima (2010), o estágio deve ser a relação do que é vista na teoria com o que é visto na prática. Pensando nisso, o presente estágio, vinculado a disciplina de Didática do Ensino Fundamental B, que está sendo realizado em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, alunos entre 8 e 9 anos de idade. Considerado que o estágio é de extrema importância para a formação do pedagogo, pois é nesse momento do curso de Pedagogia que o estudante tem a oportunidade de estar em sala de aula, de estar em contato com sua área de atuação e de atuar.
Em comum acordo com a Professora Cristiane, professora responsável pela sala, escolhemos o trabalho com o tema “Sistema monetário”, pois é um conteúdo proposto pelo material pedagógico utilizado em sala de aula (Sistema COC de Ensino). Pretendo trabalhar o tema de forma lúdica, para que as crianças entendam como nasce o nosso sistema monetário brasileiro, sem ser de maneira “maçante”, como é proposto na apostila. Vincularei a esse tema as disciplinas de história (história do sistema monetário brasileiro), geografia (sistema monetário brasileiro de outros países), matemática (brincando com o dinheiro - compras) e Língua Portuguesa (como forma de avaliação do que estudamos, para finalização, do tema através de uma produção de texto coletiva, para registro do aprendizado e forma de avaliação, onde eles colocarão tudo o que compreenderam sobre o assunto, como forma de tradução da oralidade. Segundo Zorzi (...), “a escrita traduz a oralidade como se fossem uma mesma língua”, entendendo que não somente se escreve é o correto, mas o que as crianças dizem é tão importante quanto. A avaliação não deve ser apenas através de notas e conceitos para a promoção. O julgamento entre o que os alunos fazem para aprender e o que o professor faz para ensinar deve ser a contemplação da avaliação. Dessa forma, o ensino e a aprendizagem poderão acontecer da melhor forma possível.

Objetivos
Geral: Conhecimento e Compreensão do Sistema Monetário Nacional.

Específicos:
Conhecer o Sistema monetário Brasileiro.
Entender seu funcionamento.
Conhecer suas formas de utilização.
Aprender a utilizá-lo de forma correta.
Conhecer outros Sistemas Monetários pelo Mundo.

Conteúdo:
Sistema monetário.
Através da disciplina de História, trabalharemos a história do Sistema Nacional, como ele nasceu, quem o criou, quais suas faces, etc.
Na disciplina de Geografia, trabalharemos o Sistema Nacional pelo mundo. Buscarei identificar através de conversa com os alunos, quais os países que mais lhe interessam e a partir deles, trazer o Sistema Monetário utilizado.
Com a disciplina de matemática, poderemos trabalhar a utilização desse Sistema monetário, em que situações ele é usado e como é usado. Proponho aqui, fazer uma “brincadeira” de compras, onde montamos um supermercado com sucatas, onde as crianças fariam compras com uma certa quantia, etc.
Também forma de avaliação, na disciplina de Língua Portuguesa, faremos um texto coletivo sobre tudo o que aprendemos sobre o nosso Sistema Monetário e o que mais as crianças julgarem importante registrar. Trabalharemos aqui, a escrita e reescrita de um texto, pois, faremos todos juntos, cada um colocando suas ideias, seu ponto de vista a respeito de um mesmo tema.

Metodologia
1º dia (2 h.) → Em roda, contar a história do sistema monetário nacional, mostrando todas as suas faces (cédulas e nomes já existentes), passando aluno por aluno para que vejam. Apresentar também o sistema monetário utilizados em outros países (de preferências das crianças, já pesquisado anteriormente), mostrando suas cédulas, nomes, etc. Pedir para que as crianças tragam sucatas de casa para montagem do nosso “supermercado”.
2º dia (3 h.) → Colocaremos os preços nas sucatas que os alunos trouxeram de casa, conforme eles acham que valem. Montaremos um supermercado e após o intervalo, faremos compras. Anotaremos todas as compras e valores.
3º dia (2 h.) → Analisaremos as compras feitas no dia anterior. Contaremos o dinheiro ganho, quanto gastamos, quanto nos resta de troco, etc. (registro no caderno).
4º dia (2 h.) → Faremos um texto coletivo, onde colocaremos o que aprendemos nessa semana sobre o Sistema Monetário. Todas as crianças copiarão o texto no caderno de sala.


Recursos a serem utilizados
Os recursos a serem utilizados nesse plano de atuação são:
- Data-show ou lousa digital.
- Lousa e giz.
- Linguagem oral.
- Texto.

Avaliação
Pretendemos utilizar como avaliação as conversas realizadas em sala de aula durante o trabalho com o tema.
Utilizaremos também como outra forma de avaliação a produção de texto produzida coletivamente pelos alunos em sala de aula, na última aula proposta nesse projeto de atuação.
Como avaliação da atuação do aluno estagiário, conversarei com a professora responsável pela sala sobre o processo que se deu as aulas sobre o tema e qual sua visão do trabalho proposto e do trabalho desenvolvido.
Outra forma de avaliação do trabalho desenvolvido pelo estagiário, será o retorno dado pelos alunos através das conversas de roda e produção do texto coletivo.


Referências bibliográficas
- GARRIDO, Selma Pimenta, LIMA, Maria Socorro Lacena. Estágio diferentes concepções. Estágio e Docência. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2010.

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